HOME
LOCAL DOS PAIS
- Educação dos Pais
- Psicologia Espiritual
LOCAL DAS CRIANÇAS
LOCAL DOS ADOLESCENTES
LOCAL DOS JOVENS
CONTATO


Como Espiritualizar Seu Lar: A Presença de Deus em Seu Lar

Esta seção oferecerá sugestões para espiritualizar sua casa e vida familiar, especialmente para famílias com filhos de 0 a 12 anos.

Dê boas-vidas à Presença de Deus em seu lar

Veja seu filho como um filho de Deus

Dê aos seus filhos oportunidades para expressar suas naturezas espirituais inatas

Tente essas idéias para espiritualizar seu lar

Quantas vezes pensamos ou ouvimos outros pais dizerem, “É difícil criar filhos hoje com todas as influências de video games, violência na TV e pressões dos amiguinhos na escola!”

Como pais amorosos e cuidadosos, devotos de Deus, queremos passar nossas crenças e valores aos nossos filhos. Como podemos alimentar efetivamente o desenvolvimento espiritual da nossa família e ajudar nossos filhos a se tornarem as pessoas a quem se destinam ser?

Compartilhar nosso amor genuíno por Deus com nossos filhos e encorajá-los a conhecer e dar as boas vindas a Deus em suas vidas é fundamental. Isto é mostrado no que fazemos, no que dizemos, como tratamos as pessoas e em tudo o que fazemos. Precisamos ser o exemplo vivo do nosso próprio relacionamento com Deus.

Aqui estão algumas idéias de como espiritualizar nosso lar e vida familiar. Convidamos que você use essas idéias como um trampolim para suas próprias idéias. Selecione pelo menos uma idéia, com a meta de trazer mais espiritualidade a sua família, e comprometa-se a fazê-la.

Dê Boas-vindas à Presença de Deus em sua Casa

Espiritualidade é a crença em um poder não físico maior do que nós. Você pode chamar esse poder de Deus, Seu Eu Superior, ou Luz. Seja qual for o nome, é o mesmo. Nós chamaremos esse poder de “Deus”. Colocando de lado filiações espirituais, uma pessoa espiritual tenta estabelecer um relacionamento pessoal com Deus ao reconhecer e sentir unidade com Deus. Podemos fazer isso uma prioridade para desenvolver esse relacionamento em todos os aspectos da nossa vida familiar. Deixe seus filhos verem que você comunga com Deus:

    • através da oração
    • através da bênção das refeições
    • através de músicas alegres
    • através da meditação e silêncio

Os hábitos aprendidos em casa se estenderão às experiências do seu filho na escola e nos jogos.

Reconheça e aceite a presença de Deus ao seu redor. As crianças têm uma forma especial de ver Deus e Seu reino miraculoso por toda a parte:

    • na natureza, nas flores e árvores
    • na música, na dança
    • no sorriso de um ser querido
    • nas brincadeiras de um cachorrinho
    • na prece

VEJA SEU FILHO COMO UM FILHO DE DEUS

Seu filho vai se tornar naquilo que você acredita que ele seja. Todos temos potencial para manifestar a bondade e a beleza de Deus. Se você ver seu filho como um filho de Deus, feito à Sua imagem e semelhança, é nisso que ele vai se tornar.

As crianças vão se portar mal. Os adolescentes vão passar dos limites. Esses atos são normais. Ainda podemos continuar a manter nossos filhos na mais alta estima e constantemente manter a visão da sua bondade inata. Podemos aprender a prever a bondade e a ação correta de nossos filhos, não importa qual comportamento que estão mostrando temporariamente. Quando fazemos isso por nossos filhos, reforçamos sua verdadeira natureza e construímos sua auto-estima. Isso os ajuda a se sentirem bem sobre quem são e o que fazem.

"Apanhe" seu filho ou filha fazendo algo correto em vez de focalizar no comportamento negativo. Não espere perfeição, mas espere um esforço sincero. Quando seu filho se comporta mal ou faz escolhas problemáticas, tente explicar claramente as conseqüências. E separe o comportamento da criança da sua verdadeira essência. Ensine seu filho como fazer bem e dê exemplos para ele seguir.

DÊ OPORTUNIDADES AOS SEUS FILHOS DE EXPRESSAREM SUA NATUREZA ESPIRITUAL INATA

As crianças são espirituais por natureza e nascem com uma profunda devoção a Deus e sua bondade. Como pais, podemos nutrir a natureza espiritual inata dos nossos filhos e desvendar seu potencial divino, para que eles possam se tornar mais de Deus a cada dia.

Desde a infância, um bebê experimentará a essência de Deus através da forma como falamos, o seguramos e suprimos suas necessidades físicas e emocionais. Quando somos gentis e respondemos com consistência e amor incondicional, construímos confiança e o bebê se sente amado e aprende que o mundo é um lugar bom. Essa “bondade” é como crianças pequenas experienciam Deus.

Podemos ajudar as crianças a sentirem a presença de Deus propiciando um ambiente com imagens bonitas, sons harmoniosos e experiências serenas. Durante os primeiros seis anos especialmente, as crianças absorvem seus ambientes e o que for que seus sentidos encontram. Quando fazemos seu ambiente bonito e sereno, isso é internalizado na alma. Infelizmente, o reverso também é verdadeiro.

TENTE ESSAS IDÉIAS PARA ESPIRITUALIZAR SUA CASA

    • Encarregue-se das imagens, sons e experiências aos quais você quer que seus filhos estejam expostos, pois tudo isso terá uma influência em seu bem-estar. Evite imagens distorcidas, programas de televisão que não apóiam os valores da família e música intensa que tiram a pureza e a inocência da alma.
    • Crie oportunidades para um tempo em silêncio que permitirá às crianças comungarem com Deus, Seus santos e anjos.
    • Coloque música meditativa durante cochilos, hora do sossego ou tema de casa.
    • Leve as crianças à igreja ou outros locais onde as pessoas prestam devoções para que possam experimentar a alegria da oração comunitária.
    • Faça do sábado um dia santo, dedicado à devoção, discussões ricas e tempo com a família, mesmo que você não seja filiado a uma igreja.
    • Assista a filmes edificantes em família, com os valores morais que você apóia. Promova uma conversa familiar sobre o filme. Em geral, limite a quantidade de TV que é assistida.
    • Planeje serviços simples que incluam todos os membros da sua família.

Dê aos seus filhos toda oportunidade de se tornarem a pessoa especial que Deus pretende que eles sejam.



Senda para Famílias © Copyright 2009 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por AD&R Marketing